sábado, 25 de setembro de 2010

ARTHUR X VANESSA: Quem merece esta vaga?

Estamos em meio a uma acirrada disputa para o Senado. De um lado Artur Virgílio, implacável, defensor da moral e dos bons costumes, além de se dizer defensor das boas práticas políticas. De outro, uma jovem mulher militante de esquerda defensoras das classes menos privilegiadas e dos excluídos (assalariados, homossexuais, prostitutas, descamisados, sem tetos, esfomeados, marginalizados, estropiados, etc). Aqueles que alguns defensores da moral e dos bons costumes consideram menos gente, e outros, dignos de piedade. Sem contar os que defendem o extermínio destes... em outro país é claro!

Há oito anos elegemos um presidente que optou por uma política inclusiva de sucesso, na qual toda a economia foi beneficiada, e um dos mais ferrenhos opositores dessa nova política, é o senador Artur Virgílio, que em sua campanha diminuiu suas críticas públicas ao presidente Lula para nao perder seus eleitores, mas tudo indica que retomará sua antiga postura, ainda com mais força, se for eleito.

A atual bandeira de Artur é de que este governo precisa de uma oposiçao forte, e a de Vanessa é a de que quer ajudar o governo a seguir avançando nas reformas já iniciadas. Quem tem razao?

Quando um time joga com falhas mss está fazendo "gols" em quase todos os setores, precisamos de um opositor ferrenho ou de um auxiliar técnico? Um apoiador ou alguém que quer trocar o time inteiro, o tecnico, o estádio, a bola, etc?

Existe oposiçao e oposiçao: Um exemplo de oposiçao coerente é a do ex-senador Jeferson Praia, que pode até se opor a algumas más práticas do governo, mas nao planeja derrubá-lo completamente, mesmo por que está fazendo a liçao de casa...

Uma coisa é fazer oposiçao, outra coisa é passar oito anaos tentando destruir algo por nao se adequar ao seu estilo de governar.

Eu era jovem quando o entao prefeito Artur Virgílio Neto fez questao de derrubar um lanche de alvenaria que minha tia Ivone havia construído com muito sacrifício na frente do Ayapuá. Ela gritou, chorou, quase se jogou debaixo do trator, mas ele estava orgulhoso demais de seu faito para entender por que uma mae de 3 filhos que estava sem trabalho, decidira fazer um lanche de alvenaria naquele lugar.

Nesse momento precisamos de humanidade, nao de atitudes implacáveis. Estamos na era da inclusao, nao da exclusao.

Apesar de nao conhecer a Vanessa tao bem, mesmo sendo do mesmo partido (sou novata), eu nao a vejo agindo assim. Esse tipo de atitude nao faz parte da sua personalidade nem da sua forma de fazer política, ainda bem... Pena que ela é uma exceçao.

É por isso que hoje, quando vou aos bairros fazer campanha, e alguém começa a falar mal da maioria dos políticos, eu começo a competir com ele para ver quem critica mais, e o eleitor fica até confuso, afinal eu tinha ido pedir o voto dele... Nessa hora eu explico que sou nova na política e que quero entrar para mudá-la. Nao que eu seja perfeita, pois nao sou, mas pelo menos agir da forma que eu entendo que seja benéfica para a populaçao em primeiro lugar.

Precisamos cobrar tranparencia nas contas públicas, precisamos saber quanto se arrecada, quanto se paga, para quem se paga, e como se paga, pois a tecnologia já nos permite isso. Sabendo cobrar, daqui a algum tempo, só vai haver desvio e corrupçao se nós continuarmos elegendo os mesmos que sabotam nossos acessos, e a culpa nao será dos políticos, mas nossa.

É óbvio que o partido do Presidente Lula tem péssimos jogadores, aliás, em todo partido tem, por isso cabe à populaçao votar com consciencia... evitar os corruptos, mesmo que um deles seja o melhor presidente que a Assembléia já teve... evitar também os que semeiam a confusao sem apontar a soluçao, evitar os políticos de mentalidade antiga, da época em que o livro de contabilidade pública só era acessado por uma meia dúzia, e onde um pacto de morte se instaurava: Quem denunciasse as maracutaias morria. Alguns políticos atuam assim, matam para encobrir erros, mas essas ervas daninas, inclusive do PT precisam ser arrancadas, para se criar uma forma inovadora e correta de fazer política pública.

Pelo exposto acima, eu voto Vanessa 656.

E para Dep. estadual vote em mim, Umaia Ismail 65000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário