segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

COMPREENDENDO A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL


COMPREENDENDO A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL

Por :Consciência Cósmica

O homem é uma correlação de poderes espirituais, forças químicas e físicas, colocadas em funcionamento pelo que chamamos princípios. Princípios são as causas naturais que possibilitam a existência de todas as coisas, ou, em outras palavras, os aspectos da Realidade Única Universal, ou Deus, no cosmo e no homem.
O primeiro principio é o corpo físico, denominado Rupa (rupa significa corpo) ou Sthula Sharira; O segundo principio é a energia vital, denominado Prana, ou Aura, ou Perispirito (linguagem espírita) ou Bioenergia (linguagem cientifica); O terceiro principio é o corpo astral, denominado Linga-sharira ou duplo astral; O quarto principio é a alma animal denominado Kama-rupa; O quinto principio é a inteligência, a faculdade mental, o que distingue o homem do animal, denominado Manas, ou ego reencarnante, ou Mahat, ou alma humana; O sexto principio é o que mais interessa neste texto, é a consciência, denominada Buddhi ou Alma Divina ou Consciência do Profundo; O Sétimo principio é a essência divina não-individualizada, sem forma nem corpo, invisível e imponderável denominado Átma, ou Eu Superior, ou Mônada Divina.

O Buddhi é à parte das pessoas que é capaz de lidar com as dificuldades emocionais. O Buddhi nos ajuda a nos defendermos destas dificuldades. Ele é capaz de encará-las, ao mesmo tempo em que também afasta o incômodo causado por essas dificuldades emocionais.

O Buddhi funciona assim: se uma determinada dificuldade não causa muito incomodo (como: angústia, dor ou fere nossa auto-imagem) então não precisamos nos defender dela, por isso podemos encará-la.

O Buddhi é à parte do ser humano que consegue lidar bem com a angustia, a dor e a auto-imagem.

Lidar bem com esse tipo de coisa nos termos da saúde mental significa aceitar a angustia, a dor e a auto-imagem. Aceitando-as é que podemos ver quem somos, e isso é o auto-conhecimento. As vezes, as pessoas não suportam uma determinada dificuldade, e para fugir dela criam ilusões que distorcem completamente a sua imagem real. A estas ilusões da se o nome de Maya.

Existem maneiras de expandirmos este Buddhi, e isso é chamado de evolução espiritual, ou crescimento pessoal, ou crescimento interior, ou despertar da natureza Búddhica, entre outros. Essa expansão, ocorre á medida que, o indivíduo consegue aceitar sua auto-imagem, as coisas que lhe trazem angústia e as que causam dor. À medida que o individuo toma conhecimento da dificuldade, ela não o incomoda mais. Ele pode lidar melhor com isso, sendo mais realista consigo mesmo.

Algumas pessoas não conseguem diversas coisas por falta de auto-conhecimento, como conseguir um bom relacionamento, ou apenas um relacionamento, um bom emprego, ou apenas um emprego, uma boa família, ou apenas uma família. Para conseguir essas coisas, precisa agir de forma adequada. Mas é muito difícil aceitar a própria chatice, a própria falta de jeito, a própria falta de graça, a própria inabilidade, a preguiça, a prepotência, entre outros. Estes atrapalham conquistar aquilo que queremos. Porém à medida que se toma consciência de si próprio, pode-se corrigir e melhorar, e com isto obter o desejado. É muito importante para o ser humano ser feliz.

Praticamente todo mundo tem dificuldades emocionais que atrapalham nas suas conquistas. É importante tomar consciência destas dificuldades, para lidar cada vez melhor com a vida, e ter cada vez mais capacidade para ser feliz.

Existem diversas formas de evolução espiritual. Praticas como utilização de Mantras ou de Tantras, participar de terapias psicológicas, praticar filosofias, como o Budismo, Meditação, Logosofia, freqüentar uma religião que possibilite reflexão sobre "pecados". Pois qualquer destas praticas ajuda o ser humano na sua escalada espiritual.

Com a evolução espiritual podemos ampliar o Buddhi a ponto de aceitar completamente a verdadeira auto-imagem e também podemos minimizar aquilo que nos traz angustia e dor.

As pessoas que conseguem esta evolução, não sofrerão tanto com as mudanças que deverão fazer para aceitar seus defeitos e para resolver seus problemas, o que facilita a melhora da qualidade de vida. Este caminho permite chegar à perfeição. Isto é chamado de Nirvana ou Ascensão.

Você já deve ter ouvido falar que em cada um de nós existe uma centelha divina, este é o sétimo principio, é o Átma ou Eu Superior ou Mônoda Divina. Esta centelha está dentro do ser como uma semente está no centro de uma fruta. Tudo o que não é a semente da fruta são os nossos defeitos e dificuldades. Tirando eles sobra o divino dentro de nós.

Quem tirou estes defeitos não tem mais angústia, dor psicológica, sua auto-imagem não é mais ferida e ele se livrou de todos os pensamentos e sentimentos que trazem emoções ruins, isso foi superado. Quem conseguiu isso, vive só com sentimentos e pensamentos bons, uma paz inabalável e uma sabedoria plena para ajudar os outros a superarem seus problemas.

“É muito difundido que são necessárias milhares de reencarnações para chegar a ascensão, mas isso não é a regra e nem a lei, o tempo de chegar a ascensão é o tempo de enfrentar e superar seus problemas e falhas. Diz um mestre (oculto) que tem muito mais luz do que eu, que a ascensão pode demorar um dia ou bilhares de anos, isso depende unicamente de você, filho da luz”. (Mestre Serapis Bey, Choran do Raio Branco). obs: este mestre conhece a capacidade e o coração humano.

O Buddhi é o veiculo que nos leva ao Átma, ao nosso Deus interno que está em tudo e é tudo. Está é a unificação da consciência, é a plenitude, é saber que você é parte de tudo e tudo é parte de você. Depois disso a solidão morre e mostra que é um mito. No Nirvana você sabe e sente que é parte de tudo.

"O caçador busca a caça, a criança busca a mãe e o buscador da luz busca seus próprios defeitos e falhas em si mesmo". (Mestre Paulo Veneziano, Maha Chohan)

"O caminho da luz, que é o caminho da evolução, é responsável pela felicidade. Entretanto para isso cada um deve enfrentar e assumir sua própria escuridão. Eu passei por isso, Jesus passou, Gautama passou, muitos outros passaram e você passará, cedo ou tarde, cabe a você buscar e acelerar esse maravilhoso processo." (Mestre Hilarion, Instrutor do Mundo) —

Consciência Cósmica
https://www.facebook.com/conscienciacosmicaluz

Nenhum comentário:

Postar um comentário