O espírito Natalino é algo muito interessante...
A Igreja criou uma data especial para celebrar o nascimento do menino Jesus justamente na época das festas pagas, constituindo-se dessa forma, em um ato político-religioso.
Com o tempo, as pessoas passaram a comemorar a data se confraternizando, trocando presentes, e fazendo visitas aos seres queridos, e isso fez nascer o espírito natalino.
Em decorrencia disso, o comércio nos países em que se comemora o Natal foi aquecido nesta época, e o espírito capitalista tornou-se um forte aliado do espírito de Natal.
Espírito Natalino, espírito Capitalista, espírito Familiar... Mas o que é mesmo que se comemora?
Vamos aproveitar essa época, para refletir sobre o espírito do Mundo Moderno, sobre os atuais valores, sobre as relaçoes e principalmente sobre nós mesmos e nossas metas como almas eternas...
Se somos de fato almas imortais, e eu acredito que sim, temos que pensar em coisas que estao além das datas, dos calendários e dos presentes... temos que pensar nas liçoes que elas trazem para nós, pois isso sim, é eterno.
O que significa a vida de Jesus para nós? Que liçoes ela nos trouxe? O que pensamos na ceia de Natal? A quem brindamos? Onde "senta" o aniversariante que está entre nós apenas em espírito? Será esta comemoraçao algo que nos torna pessoas melhores?
Que neste ano que se avizinha, nós possamos avaliar nossa atuaçao frente aos desafios que se apresentam em nossa vida. Que nós possamos nos colocar na mesma situaçao que o cordeiro na cruz e perceber a nossa leitura do mundo e nossa reaçao ante os desafios. E mais ainda, que possamos avaliar o que o verdadeiro Espírito do Natal pode acrescentar para a nossa vida eterna...
Feliz Espírito de Natal a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário