O ESPIRITISMO DEVE EVOLUIR COM O TEMPO?
Até mesmo os mais conservadores e ortodoxos hão de concordar que tudo
no universo é passível de modificações. Nada é permanente, tudo é
descontínuo e sofre os efeitos do fluxo das transformações. Muito se tem
debatido sobre a atualização do Espiritismo, ou seja, alguns
conhecimentos que o Espiritismo poderia começar a pesquisar e ir se
atualizando, ou para negar ou para aderir a novos (ou antigos) fundamentos espirituais.
Muitos afirmam que nada falta no Espiritismo, que este é completo etc,
mas na minha visão não existe nenhum conhecimento completo, tudo vai se
aprimorando com o tempo e vamos aprofundando a sabedoria e até nossa
compreensão do que já existe. Inclusive, essa idéia de que a doutrina é
completa nem de longe tem origem em Allan Kardec, que alias era um
pesquisador e investigador dos fenômenos espirituais e homem de ciência.
Kardec deixou um exemplo do que deve ser seguido, e em momento nenhum
deixou transparecer que o Espiritismo já estivesse acabado, mas que ele
deveria ser construído a cada nova pesquisa, por pesquisas sérias e
homens comprometidos com a verdade, e não comprometidos com o dogma.
Nesse sentido, o mundo atual mudou muito, radicalmente, e novas
abordagens, doutrinas, sistemas, fatos, idéias e correntes de pensamento
apareceram, algumas já muito antigas, outras com uma leve modificação
na forma, mas não na essência. Além disso, surgiram muitas inovações
científicas, os temas atuais são outros e temos que pensar como o
Espiritismo pode buscar essa renovação.
Algumas pessoas podem
se perguntar: mas por que a espiritualidade não faz novas revelações e
ela mesma trata de promover essa atualização? A resposta é que a
espiritualidade já vem realizando essa atualização, vem aos poucos
trazendo outros conhecimentos, mais avançados, com técnicas mais
eficazes e abrindo novos horizontes de compreensão dos temas espirituais
e da prática diária dos princípios. Porém, quando estas idéias chegam
ao campo espírita, elas são rechaçadas como “mistificações” ou como
“distorções” do conteúdo doutrinário, e muitos adiantam-se em preservar a
“pureza doutrinária” destes novos elementos que teriam a capacidade de
“contaminar” o Espiritismo com concepções estranhas a sua “pureza
original”. Assim, novos conhecimentos vem sendo revelados, estudados,
pesquisados e apreciados por muitos, mas tudo isso se encontra impedido
de adentrar no movimento em decorrência de uma postura conservadora de
uma parte do movimento espírita brasileiro.
Já vi muitos
espíritas mais conservadores argumentando que ninguém estaria autorizado
a atualizar o Espiritismo, pois se trata de um conhecimento profundo
que foi revelado pelos espíritos superiores e apenas esses mesmos
espíritos podem fazer novas revelações e cuidar dessa atualização. Em
primeiro lugar, o fato de não aceitarmos as atualizações já coloca uma
barreira entre as novas revelações dos espíritos de luz, fazendo com que
a mensagem deles não chegue até nós. Dentro do movimento espírita, é
possível observarmos dirigentes de centros rejeitando certas mensagens
por não se enquadrarem dentro dos conceitos espíritas e até mesmo da
linguagem utilizada nos centros.
Se não estamos abertos a
receber novas informações e revelações da espiritualidade, estas não
poderiam chegar até nós, visto que para recepcionar algo é necessário
estarmos abertos ao novo. Ninguém se comunica com uma pessoa que não
ouve ou não quer se comunicar. Em segundo lugar, se é mesmo verdade que
nenhum espírito encarnado tem condições de atualizar o Espiritismo,
tampouco temos condições de afirmar que ele deve permanecer estagnado e
parado no tempo, como defendem os espírita mais conservadores. O mesmo
impedimento no que se refere a autoridade de atualiza-lo também vale
para a autoridade de mante-lo estagnado. Se não podemos afirmar que ele
deve avançar, também não podemos afirmar que ele deve estacionar.
Esse ponto nos parece bem claro e todos devem buscar a consciência que a
estagnação é algo prejudicial ao saber humano, pois para haver
crescimento, é preciso que haja movimento, renovação, reconstrução. É
necessário desenvolver um espírito pesquisador, indagador, desbravador
de novos campos. Aqueles que estão presos à forma ou à letra do discurso
doutrinário nada conquistam em termos espirituais e apenas acumulam
informações e mais informações, e não obtém crescimento no plano
interior e no autoconhecimento.
Antes de qualquer coisa, é
preciso dizer que o Espiritismo não vai se perder com essa renovação e
pesquisa, ao contrário, só tem a ganhar e tambem as pessoas que o
utilizam na prática.
Imagine se o Espiritismo se ampliar e
passar a reconhecer aspectos ainda mais profundos. Renovar-se e
atualizar seus ensinamentos com as correlações entre os sistemas? Disso
só poderia nascer uma síntese muito rica e fértil. Se o Espiritismo é
como um farol, que ilumna a nossa percepção das coisas, então
renovando-se pode melhorar ainda mais. A evolução pressupõe ir além do
já conhecido. Não vamos evoluir sempre repetindo a mesma coisa, como
gravadores ambulantes. Devemos pensar e refletir, fazer intercâmbios
entre os sistemas, estudar outras correntes e procurar transferir tudo
para a prática.
Se o Espiritismo possui princípios pautados na
verdade, ele necessariamente abrange tudo, e se não abrange tudo, não é
completo. Se não é completo, necessita de atualizações e renovações, com
aprofundamento de princípios e idéias, que possam vir a acrescentar
novas (ou antigas) verdades que na época não foram possíveis de ser
tratadas.
Podemos nos questionar: por que a revelação de 150
anos atrás seria mais válida que a revelação transmitida nos dias de
hoje? Por que Kardec pôde realizar a codificação e ninguém vivo nos dias
de hoje pode empreender algo semelhante? Será mesmo que tudo já foi
dito, ou foi-nos dito tudo o que precisávamos saber na época da
elaboração do Espiritismo? Se estamos evoluindo, é natural imaginar que
essa evolução traga uma sensibilidade para conhecimentos mais profundos,
que há 150 anos atrás não eram possíveis de serem ditos.
Por
outro lado, acreditar que tudo já foi escrito na codificação kardequiana
é também acreditar que um momento histórico tem a capacidade de conter
todos os questionamentos, todos os campos e todos os fatos que podem ser
investigados, quando isso está muito longe de acontecer e qualquer
pessoa de bom senso admite que uma época específica não dá conta de toda
a complexidade do conhecimento humano, pois cada época tem seus
próprios limites e isso deve parecer óbvio a qualquer pessoa de bom
senso.
Infelizmente o movimento espírita brasileiro tomou um
viés excessivamente racionalista, de contestação aos símbolos e rituais.
Muitos espíritas têm grande preconceito com os rituais e com os
símbolos. Mas antes de mais nada, é preciso observar que os símbolos são
imprescindíveis para a compreensão de certas idéias artísticas e
científicas da atualidade e inclusive as metáforas, que são também
símbolos, são hoje muito utilizadas na ciência, principalmente na Física
Quântica.
Alguns espíritas afirmam que o ritual é algo
contrário a codificação. Isso nos leva a crer que essas pessoas sequer
têm noção do que seja um ritual. Não sabem eles que o Evangelho no Lar é
um ritual, que o passe é um ritual, ou que a própria desobsessão é uma
forma de ritual? O ritual está presente em toda a vida humana.
Um ritual pode ser a coisa mais esclarecedora, quando estamos abertos ao
seu simbolismo, que podem revelar as leis gerais da vida. Porém, a
maioria que diz não aderir a rituais os realizam e absorvem sem nem
perceber. Uma visita ao centro espírita pode ser a coisa mais
“ritualizada” possível (dentro do sentido negativo do ritual), se alguém
estiver mergulhado no automático e sem entrar em contato com a
psicoesfera do centro e daquilo que ele pode oferecer. Assim, aos
rituais podem estar em tudo, eles não são meras repetições. Tudo depende
de nossa abertura de consciência.
Podemos dizer que os dias e
as noites são como rituais da vida, pois se repetem, mas cada vez que o
ritmo dá a sua volta e retorna ao ponto inicial é sempre de uma forma
diferente. Não há um dia que seja igual e uma noite que seja igual. O
ritual religioso é muitas vezes simbólico e oculta uma verdade esotérica
de grande significado, que não pode ser apreendida pelo puro intelecto.
Não pretendo enfiar estas idéias “goela a dentro” de ninguém. Muito
pelo contrário, cada pessoa é livre para conceber o mundo da forma que
deseje, que quiser ou puder. O que defendo é o aprofundamento das
pesquisas, a investigação e não a acomodação dentro do “já conhecido”.
O dogmatismo é sem dúvida filho da insegurança. A vida humana é
instável e as pessoas buscam incessantemente uma base na qual possam
encontrar referenciais para se situar e lutar contra o medo. Porém,
quanto mais nos deixamos levar pela maré de insegurança, mais desejamos
que a vida seja uma repetição e simples confirmação do que acreditamos
conhecer. Esse é o momento em que o dogmatismo e a ortodoxia começam a
nascer.
O conhecimento em si não tem o poder de modificar
alguém, da mesma forma que não é fato de sermos espíritas que temos toda
a capacidade de compreender o Espiritismo em toda a sua totalidade e
muito menos afirmar, como costumam fazer alguns, que o Espiritismo seja
completo e acabado, pois se nos falta os atributos para o alcance da
essência do saber universal, como podemos acreditar que tudo está
revelado? Se não sabemos tudo, como sabemos que os limites que
procuramos traçar estão corretos?
Muitos são os que criticam
uma tentativa da síntese entre as religiões, mas o que ocorre é que as
religiões e doutrinas, todas, já estão unificadas, nós mesmos é que
construímos as fortalezas entre o conhecimento. Já existe e é real
aquilo que alguns pesquisadores chamam de “unidade transcendente das
religiões”, que não é passível de ser explicada ainda dentro de termos
conhecidos e compreensíveis a nós, mas um dia será. Essa convergência
que procuro e essa é uma das minhas missões na vida, nos ajudará a
encontrar (e não a criar) essa unidade, essa fonte de todas as
religiões, filosofias e ciências.
O grande problema de algumas
pessoas que pensam no universalismo e nas relações entre os princípios
religiosos, é que muitos acreditam que devemos unir as formas exteriores
e não os princípios interiores. Unir as formas exteriores das religiões
entre si nunca pode dar certo, pois o que o universalismo busca não é
uma concha de retalhos, mas a descoberta da fonte pela qual puderam
nascer as mais diferentes manifestações religiosas, cada qual adaptada a
um grupo humano.
Os princípios interiores sequer precisam de
unidade, pois eles mesmos já são um só. Não há um princípio espírita, um
princípio budista, um princípio teosófico, um princípio apométrico etc.
Todas as correntes estudam e procuram descrever, cada uma a seu modo,
como funciona o universo sendo regido por esses princípios. Assim, na
realidade, realizar a universalidade das religiões é apenas constatar,
revelar, demonstrar e tomar consciência daquilo que já é, dos princípios
transcendentes comuns a todas as denominações religiosas e científicas.
Assim, o que defendemos não é a miscelânia. Defendemos a abertura e a
não-dogmatização do conhecimento. Defendemos também a pesquisa e o
contato direto com a origem do saber. Pode-se fazer grupos de estudos
para a pesquisa desse conhecimento e cada qual vai tirando suas próprias
conclusões. O Espiritismo não deve ser uma ilha, isolada de outras
correntes e dos acontecimentos atuais. Ele deve estar em constante
integração e renovação com outras formas de pensamento da humanidade.
Dessa forma, há apenas um princípio, no qual o Espiritismo, o Budismo, a
Teosofia e outros procuram interpretar e compreender da sua forma,
utilizando a sua linguagem sua tradição, sua mentalidades, seus
costumes, sua cultura, sua subjetividade. Assim, muitas vezes o que muda
é apenas a linguagem e algumas idéias mais superficiais, mais a
essência permanece intocável dentro de um nível de realidade mais
profundo, impossível ainda de captar com nossa limitada visão.
Acredito que três coisas podem ajudar a provocar essa transformação e renovação do Espiritismo:
1 – O estudo de conhecimentos que estão fora ou além do Espiritismo,
nos centros espíritas, abrindo nossa mente para outras correntes e
idéias, não estagnando apenas na doutrina, ampliando horizontes, vendo
além do que já está estabelecido.
2 – A produção teórica de
textos, palestras, livros e reflexões de outras idéias diferentes das
que estão na codificação. Estudar outras correntes sempre nos dá uma
visão maior sobre a própria doutrina que estudamos. É como estar no meio
da multidão e começar a ascender acima, indo cada vez mais alto e
conseguindo ter uma visão panorâmica de tudo. Vamos compreender melhor
qual era o nosso espaço vital e vamos ver o contexto no qual estavamos
inseridos.
3 – Procurar pesquisar e perceber diretamente as
idéias espíritas. Cada um pode procurar a experiencia direta e íntima de
cada conhecimento da codificação. Essa é uma vivência que transcende
uma analise de pura fé ou mero intelectualismo. É algo que vem de uma
profundidade muito mais valorosa. A profundidade da experiencia.
Está dito no Livro dos Espíritos, “as leis naturais estão eternamente
gravadas na consciência”. Ou seja, é nelas que se deve fazer essa
integração, e não em doutrinas, não no físico. Quanto mais as pessoas
estudarem, pesquisarem e procurarem a experiência direta de novas
questões, temas, idéias e verdades que se encontram além do conhecido e
revelado, mais teremos essa universalidade do saber e mais próximos
estaremos da verdade.
É certo que cada religião é adaptação à
mentalidade e ao grau de consciência de uma coletividade. Porém, não
podemos nos acomodar nisso. Não é por que a maioria necessite de algo,
que isso deve permanecer eternamente. Algumas provas e expiações podem
ser importantes numa fase evolutiva, mas em outras já podem e devem ser
descartadas, pois não há mais necessidade delas depois que o espírito se
adiante. O mesmo acontece com as religiões, grande parte da população
mundial ainda precisa delas, mas isso não significa que devamos
estacionar nessa fase. Por isso, devemos sempre procurar avançar cada
vez mais, não nos deixar parar no tempo, não nos conformar com o
estabelecido e procurar romper nossos próprios limites, para assim e só
assim evoluir espiritualmente. Muitos ainda não perceberam, mas o
conservadorismo e o dogmatismo são as maiores expressões do apego, que
inclusive a própria doutrina espírita ensina que é uma das causas do
sofrimento.
Com relação a essa pretensa completude do
Espiritismo, que muitos desejam que ele possua (talvez, como já
dissemos, para sentirem-se seguros em relação a uma vida perpétua
insegurança) é uma idéia absurda quando lembramos que o Espiritismo,
apesar de revelar conhecimentos relativos à vida do espírito e do mundo
espiritual, apresenta-se para nós em formas linguísticas e significados
que ainda somos extremamente limitados na tentativa de traduzir.
Imaginem um professor de Física Quântica deve explicar a um menino de 6
anos sobre algumas novas descobertas. Como o cientista deve proceder
para manter este contato? Por mais limitada que seja a compreensão do
menino de fórmulas e teorias, o físico, para se fazer compressível,
precisa iniciar suas explicações descendo no plano do mundo infantil do
garoto para explicar algumas pequenas informações sobre os átomos. O
físico monta um desenho do átomo e mostra algumas trajetórias dos
elétrons explicando que aqueles pequenos pedacinhos compõem tudo o que o
menino olha a sua volta. Agora imaginem este menino de 6 anos afirmando
que a Física Quântica não deve se modificar por que o átomo que ele
conhece deve sempre permanecer o mesmo, pois foi revelado por um
especialista que estudou Física a vida inteira. No mínimo um pouco
estranho e bem pretensioso.
Esse exemplo ilustra bem o que
fazem alguns supostos “detentores” do conhecimento espírita, que
procuram traçar limites sobre algo que é infinitamente maior do que a
sua capacidade de alcance. Como diz o ditado: “Para o martelo, todas as
coisas são pregos”. Ou seja, quando somos limitados, a tendência a
perceber esse limite em tudo e acreditar que o limite é tudo o que
existe.
Alguns questionamentos se fazem necessários. Temos o
conhecimento absoluto de tudo para afirmar que o Espiritismo é completo?
Ou somos limitados e por não alcançarmos uma visão maior da verdade,
acreditamos que os fragmentos da verdade são completos? O limitado vê o
limite como sendo a totalidade. Pois o limite não consegue enxergar o
ilimitado. Por outro lado, podemos nos perguntar: somos completos para
dizer que o Espiritismo é completo? Essa atitude de acreditar que o
Espiritismo é completo deveria ser esclarecida como algo nocivo ao
próprio Espiritismo e cada vez mais próprios espíritas deveriam buscar
níveis maiores de compreensão ao invés de confundirem as sombras da
realidade com a própria realidade.
Talvez conformar-se com o já
conhecido, recusando-se a ir além e ver o que ultrapassa nosso sistema
predileto seja uma armadilha inconsciente que nos deixa estagnados,
presos e apegados à própria rede que tecemos; à própria teia que fiamos,
pois quanto maior a nossa estagnação, menor nós nos tornamos. Podemos
resumir isso na seguinte frase:
Nós somos do tamanho do alcance de nossa consciência.
Um comportamento curioso que por vezes observo em alguns espíritas mais
conservadores é a postura de acreditar que somente as manifestações de
espíritos ocorridas no seio do Espiritismo é que podem receber o
atestado de autenticidade e realidade. Porém, sabemos que a mediunidade é
um fenômeno universal e muitas outras abordagens foram desenvolvidas
através do contato com espíritos, mestres, anjos, deuses. Esse é o caso
da Teosofia, que segundo Helena Blavatsky foi revelada através dos seus
mahatmas, que são Mestres espirituais e que no Espiritismo seriam
chamados de “espíritos de luz” , ou “espíritos puros”. Uma nomenclatura
diferente para uma idéia convergente.
Na antiguidade, estes
seriam chamados de deuses. No cristianismo, na Cabala e em outras
religiões, eles seriam chamados de anjos e assim por diante. Por que
considerar que as revelações ocorridas dentro do movimento espírita são
autênticas e reais e as revelações através dos mesmos contatos (do mesmo
fenômeno ou de fenômeno correlato) devem ser simplesmente ignoradas?
Será que todos não deveriam estudar e buscar um aprofundamento nestes
outros sistemas por serem também expressões de inteligências mais
elevadas que já passaram pelo estado humano e agora evoluíram além de
nossa compreensão? Ou vamos simplesmente ignorar todo esse trabalho e
fixar nossa consciência em nosso sistema de crenças predileto?
Vamos tornar mais claras as nossas reflexões. O objetivo deste artigo
não é impor nenhuma forma de conhecimento, mas ressaltar a necessidade
da pesquisa e da fuga da ortodoxia, do dogmatismo e da estagnação que
tomou conta de boa parte do movimento espírita. Por isso, vamos colocar
algumas perguntas que o leitor deste artigo pode procurar responder para
si mesmo e tirar suas próprias conclusões.
É mais importante estar escrito na codificação ou verificar se um conhecimento é verdadeiro?
Estar na codificação é prova de ser real?
Se um conhecimento, como por exemplo, as leis da apometria, nós
verificássemos que é verdadeiro, mesmo assim iriamos deixar de praticar
nos centros espíritas mesmo sabendo que ele pode salvar a vida das
pessoas e ajuda-las a se curar e a evoluir?
Você deixaria de
atender o seu filho que tem uma doença séria com Apometria (existindo a
possibilidade dele se curar) só por que Kardec não escreveu sobre isso
naquela época?
Mesmo com terminologia diferente, devemos
colocar os conceitos e a linguagem como foco principal e as idéias e a
essência do conhecimento como secundário?
Kardec escreveu tudo
em 1856 a ponto de rejeitarmos um conhecimento importante e de valor
espiritual que pode ser usado positivamente para a cura e a harmonização
nos dias de hoje?
Como fazer o Espiritismo evoluir sem
incorporar novos conhecimentos? É possível a evolução sem a mudança? Sem
a incorporação de novos conhecimentos?
O Espiritismo não é
também uma metodologia de investigação? Se é assim, por que não podemos
investigar novas verdades? E se podemos e constatamos a eficiência de um
novo conhecimento, por que não pode este saber participar do
Espiritismo?
É melhor o Espiritismo ser uma doutrina fechada e parada ou um sistema aberto em constante movimento e evolução?
Todos podem dizer que sabem tudo sobre Espiritismo declarando-se como
doutores nesse conhecimento, o que os autoriza a afirmar “o que é” e “o
que não é” Espiritismo?
Se somos imperfeitos, como podemos saber que o Espiritismo é perfeito e não precisa de modificação e de evolução?
Não seria comodismo acreditar em um saber pronto e acabado e desprezar a
pesquisa ou e investigação de novas (ou antigas) verdades?
Recusar-se a buscar a evolução do conhecimento não seria contrário a evolução espiritual que todos os espíritos procuram?
Não é mais sensato acreditar que há um conhecimento Uno, uma fonte
universal de toda a sabedoria e que o Espiritismo seja uma de suas
manifestações?
Para concluir esse artigo, é necessário dizer ainda ultimas palavras sobre a questão da ortodoxia:
Apesar de uma parte do movimento espírita estar tendendo para a
ortodoxia e o conservadorismo, Kardec demonstrou, em sua sensibilidade e
inteligência, uma ideia fundamental do universalismo: a de que existe
um substrato único por detrás de todas as manifestações religiosas. É o
que alguns filósofos chamaram de Unidade Transcendente das Religiões
(Fritjof Schoum); Philosophia Perennis (Aldous Huxley); Tradição (Rene
Guenon), Grande Cadeia do Ser (Ken Wilber), dentre outros. Além disso, é
o próprio Kardec quem desfere um profundo golpe nas pretensões
ortodoxas de uma parte do movimento espírita brasileiro.
A
noção de universalismo religioso é a de que as doutrinas diferem na
forma, mas não na essência. Elas se revestem de inúmeros veículos para
se expressar, respeitando a diferença de mentalidades dos vários grupos
humanos, mas tendo como pano de fundo a Unidade dentro da diversidade.
Deixemos então que o próprio Allan Kardec fale sobre o universalismo e sua crítica à ortodoxia:
8. – Todas as religiões tiveram seus reveladores e estes, embora longe
estivessem de conhecer toda a verdade, tinham uma razão de ser
providencial, porque eram apropriados ao tempo e ao meio em que viviam,
ao caráter particular dos povos a quem falavam e aos quais eram
relativamente superiores.
Apesar dos erros das suas doutrinas,
não deixaram de agitar os espíritos e, por isso mesmo, de semear os
germens do progresso, que mais tarde haviam de desenvolver-se, ou se
desenvolverão à luz brilhante do Cristianismo.
É, pois, injusto
se lhes lance anátema em nome da ortodoxia, porque dia virá em que
todas essas crenças tão diversas na forma, mas que repousam realmente
sobre um mesmo princípio fundamental – Deus e a imortalidade da alma, se
fundirão numa grande e vasta unidade, logo que a razão triunfe dos
preconceitos.
(Hugo Lapa, Atendimento com Terapia de Vidas Passadas)
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